O que trouxe Hivebusters a Gears 5?

O que trouxe Hivebusters a Gears 5?

16/12/2020 0 By Gonçalo Santos

No passado dia 15 de Dezembro, Gears 5 recebeu a sua mais recente expansão. Seria impossível para mim fazer uma review sobre Hivebusters, pois trata-se de uma expansão com apenas 3 horas de duração, o que tornaria demasiado difícil a tarefa de dar uma nota final sem essa ser impactada pelas horas de jogo. Como tal, decidi fazer um artigo onde tento explicar o que Hivebusters trás de novo para Gears 5.

Hivebusters é uma boa experiência dentro do universo de Gears of War. Aqui, podemos ver em acção a Scorpio Squad composta por 3 personalidades muito diferentes. Keegan, Mac e Lahni são as personagens que completam esta squad com o objectivo destruir as hives que continuam a produzir swarms a ritmos nunca antes vistos.  Enquanto que Keegan e Lahni são ex membros das COG, Mac é um outsider com um passado marcado pela desgraça, e pela dor de ter perdido a sua família. 

Cada personagem tem as suas habilidades especiais, e uma delas muda a forma como jogamos Gears of War. Falo da habilidade que nos permite regenerar munição e que é fundamental para o desenrolar da acção em Hivebusters, permitindo-nos manter as nossas armas favoritas durante a maior parte do tempo, em vez de ter de trocar constantemente de armas devido à escassez de munição. Isto permite também que a acção se possa desenrolar numa zona mais restrita e em movimento constante, tal como vimos acontecer em vários momentos desta expansão. 

Se existe algo em comum entre estas três personagens é o seu ódio pelos Swarm e a forma como todos esperam fazer a diferença neste mundo. Após se reunirem com o lendário comandante Victor Hoffman, a Scorpio Squad é enviada para destruir vários hives localizados numa ilha absolutamente fascinante. 

Se houve coisa que me fascinou nesta viagem foram os cenários que vimos em Hivebusters. Estes são dos mais selvagens, bonitos e bem desenhados de toda a série. A beleza está inquestionavelmente ligada ao aspecto selvagem desta ilha, repleta de zonas verdes e inimigos completamente diferentes do que vimos até aqui. Numa área tão bonita como esta, Hivebusters tem a capacidade de nos deixar de queixo caído ao parar para apreciar o ambiente que nos rodeia, deixando um interesse especial na forma como a beleza da selva se junta à destruição e ao gore dos Swarms. 

Hivebusters é uma expansão curta, mas repleta de acção. Com momentos onde descemos rios de lava, combatemos bosses aterradores e infiltramos no núcleo dos hives, para os podermos destruir. Esta expansão serve também como uma pequena história que dá um sentido especial ao modo multiplayer Escape, pois ficamos a compreender o que leva aqueles heróis a infiltrar-se a fundo nestes ninhos repletos de inimigos, com o objectivo de os destruir de uma vez por todas. 

Respondendo ao título deste artigo: O que Hivebusters trás a Gears 5? É simples, três horas de campanha, uma pequena história de três personagens, o regresso de uma personagem lendária da séries Gears, cenários incrivelmente bonitos e diferentes do habitual e acção para dar e vender. Se tivesse pago 19.99€ por Hivebusters estaria neste momento indignado pelo pouco conteúdo que apresenta por este preço. Mas tendo em conta que esta expansão ficou disponível no Game Pass, é uma óptima hipótese para aqueles que procuram algo pequeno e consistente para jogar sozinho ou em co-op até três jogadores.