Stadia, Luna e a virtude da paciência.

Stadia, Luna e a virtude da paciência.

06/10/2020 0 By Francisco Fonseca

Alguns de vocês já devem ter ouvido falar do novo investimento da Amazon, a Amazon Luna. Outros já provavelmente ouviram falar da Google Stadia. Para aqueles que nunca ouviram falar de nenhum destes passo então explicar da forma mais concisa que posso:
Em tempos recentes a Google decidiu experimentar algo chamado Cloud Gaming, um sistema no qual essencialmente se controla um jogo através de uma livestream. A Google chamou a esta “consola” que criaram especificamente para Cloud Gaming de Stadia… E esta acabou por falhar completamente.

Houve muitos factores a contribuir para a Stadia falhar, tanto do lado do consumidor, como da empresa, como dos criadores de jogos, mas para este artigo aquilo que é importante saber é que a Stadia, de facto, falhou, e não há outra maneira de dizer isto.

A Google tentou entrar nesta secção do mercado dos jogos e sofreu por isso.
Têm havido outras empresas, entretanto, que têm tentado criar os seus próprios dispositivos de Cloud Gaming, mas nenhum ganhou alguma espécie de notoriedade, pelo menos que eu me tenha apercebido.

Eis a questão: Antes de fazer pesquisa para este artigo, eu nem sabia do Xbox Game Pass ter capacidade para Cloud Gaming, nem da NVIDIA GeForce NOW. E quanto à Amazon Luna? Só tinha visto um único anúncio
sobre isso, um pequeno artigo no Twitter a mencionar que este era o novo projeto.

Considerem agora que, na preparação para o lançamento da Google Stadia,
encontrava-se com relativa frequência pessoas a falar do novo projeto da Google, e tenham noção que mesmo quando era algo novo e entusiasmante as pessoas já se encontravam céticas das suas capacidades. Com cada apresentação, a Google estava a causar com que mais e mais pessoas duvidassem do produto, e quando saiu foi o que foi, um flop enorme.

Tendo isto em conta, espero que me perdoem o ceticismo quando a Amazon tenta fazer exatamente a mesma coisa, quando a Stadia saiu à menos de um ano, em novembro de 2019, estando ainda bastante fresca na mente das pessoas. Espero que me perdoem o ceticismo quando não vejo quase ninguém, fora dos círculos de jornalismo, a falar deste projeto. E espero que me perdoem o ceticismo quando a cada dia que passa vejo mais e mais pessoas no Twitter a virarem-se contra a Amazon como empresa devido a alguns comportamentos como a maneira como tratam os seus trabalhadores.
Poderá a Luna funcionar? Sim, claro, qualquer coisa pode funcionar, e eu facilmente vejo a Amazon a usar a Twitch a seu favor para lançar este serviço. Neste aspeto a Amazon está muito melhor equipada para uma coisa destas que a Google… Mas com isso dito, se acho que vale a pena começar a ficar entusiasmados com isto? Não, de maneira nenhuma. Ainda é demasiado cedo para o Cloud Gaming entrar na indústria a
sério. Estas tentativas têm a sua importância, mas não acho que ainda seja a altura.

É aqui que entra a virtude da paciência que mencionei no título. Eu genuinamente acredito que muitos destes problemas seriam resolvidos ao simplesmente deixar passar algum tempo. A tecnologia para um sistema deste tipo seria mais avançada, as memórias da Stadia e as comparações com ela já não seriam um fator tão grande e a Amazon poderia usar este tempo para ganhar mais apoio dos consumidores, que se viraram contra ela.

Mas quem sabe, se calhar estou aqui a atirar opiniões sem jeito nenhum e a falar com um ódio que não sabia que tinha. Se calhar a minha opinião não é inteiramente imparcial e justa. Se calhar estou a falar sem a informação necessária para conseguir ter uma melhor noção da situação e a Amazon vai conseguir acrescentar mais uns belos milhões ao seu valor. Ou se calhar não, só o tempo dirá.